HOME

ARQUIVO BANDA C TV DIGITAL GLOSSÁRIO TV CANAIS DE TV FALE CONOSCO  
 
Especial Globosat (Década de 90)

A Globosat surgiu em 1991 lançando no mercado brasileiro quatro canais de TV por assinatura, a partir de então o telespectador teve contato com uma programação segmentada diferente da TV aberta.

Além de elaborar e programar seus canais a Globosat ficava por conta da distribuição dos conteúdos produzidos, a empresa estava sobrecarregada de funções, foi então que em 1993 depois de uma revisão estratégica, nasceu a NET Brasil.

Enquanto a Globosat se dedicava somente a programação dos seus canais, a NET Brasil começava a cuidar das operações de TV a cabo e o sistema de TV por assinatura via satélite, que passou a se chamar Netsat (antes Globosat).

A Globosat (Netsat) foi a primeira TV por assinatura via satélite do Brasil, seu sistema era simples e utilizava equipamentos fabricados por uma empresa brasileira a "Tecsat".

   
Imagens do comercial Tecsat sobre o sistema de recepção dos canais Globosat.

Os quatro canais inicialmente distribuídos pela Globosat, chegavam a casa dos assinantes através das antenas parabólicas convencionais, conectadas ao receptor Tecsat IRD 8300 (primeiro modelo lançado) ou o IMAGIC (segunda versão do equipamento, também fabricado pela Tecsat).

O aparelho era analógico, não possuía guia de programação ou outras funções especiais, disponibiliza apenas conexões básicas como: uma saída RF, e saídas de áudio e vídeo RCA.

Quem quisesse desfrutar dessa programação diferenciada, teria que desembolsar quase mil reais para ter acesso a essa "tecnologia", a vantagem é que se cliente desistisse do serviço Globosat, o receptor ainda servia para captar os sinais dos canais abertos como: TV Globo, SBT, TV Manchete e TV Bandeirantes.

O equipamento não era cedido em comodato, o assinante comprava o receptor.

   
Informativo exibido pela Globosat um dia antes da codificação dos sinais.
A Globosat transmitiu em sinal aberto seus canais durante algum tempo, os testes podiam ser captados por qualquer receptor analógico que recebesse o sinal do satélite BrasilSat B1, logo após a codificação, apenas os modelos de decodificadores comercializados pela operadora podiam receber a programação diferenciada.
  
Antigos logos dos canais Tele Cine e Multishow década de 90.
 
Logso dos Canal GNT e Top Sports.
Os primeiros canais distribuídos pela Globosat foram: Telecine, Top Sports, GNT e o Multishow, algum tempo depois foram incluídos o FOX e a CNN.

Anos mais tarde a Globosat (Netsat) encerrou as atividades de sua TV por assinatura via satélite analógica, os clientes foram migrados para um sistema mais moderno que tinha acabado de ser implantado no Brasil, a SKY, que também era controlada pela Netsat e tinha o conteúdo exclusivo da Globosat.

Hoje em dia a Globosat é  a maior programadora de TV por assinatura da América Latina e a líder de mercado no Brasil, ao todo, são 34 canais (25 canais em SD + 8 canais em HD e 1 canal internacional), sendo um com transmissão para o exterior.

 

Quer acrescentar alguma informação sobre a Globosat ? Quer comentar esse conteúdo?

Então entre em conato conosco:

Atenção: As imagens acima foram capturadas a partir de comerciais exibidos pela Globosat na década de 90, todos os direitos autorais referentes as marcas mostradas pertencem as respectivas companhias.

Proibida a reprodução de imagens e textos exclusivos do site © Super Canal TV. Caso deseje usar qualquer material do nosso portal, entre em contato conosco.

 

Escreva para nós, mande sua opinião e ajude a fazer o Super Canal TV